História, perguntado por pizzacomabacaxi, 3 meses atrás

por que o sistema da europa pos napoleonica era insustentável?​

Soluções para a tarefa

Respondido por edemilsonaruquipa
0

Resposta:

Brilhante estrategista, político hábil. Seu gênio militar foi reconhecido até por seus adversários. Tudo isso e muito mais pode ser dito a respeito de Napoleão Bonaparte, o general que mudou não apenas a história da Europa, mas também das Américas.

Não é à toa que o período em que grande parte da Europa esteve sob seu domínio ficou conhecido pelo nome de "Era Napoleônica", assim como os conflitos militares que marcaram o continente europeu nesse período ficaram conhecidos como "guerras napoleônicas".

Mesmo quem não está familiarizado com a história da Europa já ouviu falar dele ou é capaz de reconhecer um retrato seu. Em vários retratos, ele aparece numa pose imponente, com a mão esquerda debaixo do casaco ou usando um chapéu bicórneo, bastante usado pelos oficiais dos exércitos europeus do final do século 18 e das primeiras décadas do século 19.

Sua figura inspirou uma sinfonia do compositor Beethoven, "Heroica" (ouça a sinfonia), de 1803, e vários livros, dentre os quais, "Guerra e Paz", do escritor russo Leon Tolstoi, obra escrita cerca de 50 anos depois da campanha do exército francês na Rússia em 1812. Napoleão também serviu de inspiração para outros líderes, dentre os quais, Simon Bolívar, que lutou pela independência de várias colônias espanholas na América do Sul. Será que Bonaparte mereceu mesmo essa fama toda?

Ascensão de Napoleão Bonaparte

Sem dúvida alguma, Napoleão Bonaparte foi um homem de qualidades incomuns. No entanto, ele, assim como qualquer outro mortal, era também um homem de seu tempo. O que tornou possível a ascensão de Bonaparte foi a Revolução Francesa. Antes da Revolução, os altos postos do exército francês eram reservados aos membros da nobreza. Ou seja, quem não era de origem nobre nunca poderia chegar a general.

A Revolução mudou essa situação ao abolir os privilégios da nobreza e considerar que perante a lei todos os homens são iguais (a desigualdade social e econômica continuou existindo, mas, pelo menos no aspecto legal, todos foram considerados iguais). Assim, na França pós-revolucionária, o exército adotou como critério para selecionar seus oficiais a promoção com base na experiência e no mérito pessoal

Explicação:

coloca melhor resposta

Respondido por grasiely201913040390
0

Resposta: Em 1791, durante a primeira fase da Revolução Francesa, o então jovem oficial decide tomar partido da República. Vale lembrar que a Revolução derrubou o absolutismo, mas, inicialmente, manteve a monarquia: a ideia era transformar uma monarquia absolutista em uma monarquia constitucional ou parlamentar. Em setembro de 1792, contudo, foi proclamada a República, pouco depois que as suspeitas de traição do rei Luís 16 foram confirmadas. O ex-monarca foi condenado à morte na guilhotina em janeiro de 1793. Temendo que a Revolução se espalhasse para o resto da Europa, as outras principais potências europeias unem-se numa coligação contra o governo revolucionário da França.

Explicação: Não sei se está certa

Perguntas interessantes