Química, perguntado por gabriefontoura, 1 ano atrás

por que o sabao é considerado com dupla polaridade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Sbruzzi
1

Resposta:

isso pq se analisarmos a molecula do sabao veremos q ela tem uma "cabeça" que atrai a água (polar) e uma cauda de hidrocarbono que é hidrofóbica (tem "medo" da água) mas "adora" a gordura e os óleos (apolar).

Explicação:

O sabão tem um papel importante na limpeza porque consegue  "jogar nos dois times", ou, possui dupla "personalidade", no que diz respeito a sua polaridade.

Então, como as moléculas do sabão não se separam, elas acabam funcionando como "ganchos" para a sujeira: a parte que gosta de água flui junto com o líquido, enquanto a outra metade fisga as moléculas de gordura e poeira que aparecem pelo caminho.

Respondido por Lucassscardoso02
0
A molécula do sabão possui uma grande cadeia de hidrocarbonetos, substância apolar e hidrofóbico, e na sua extremidade possui um íon, polar e hidrofílico, portanto, possui uma parte apolar e que não adere à água e uma parte polar e que adere à água. Essa característica é necessária para que o sabão consiga remover os mais diversos tipos de substâncias. Se pegarmos um óleo, por exemplo, a parte apolar da molécula do sabão começa a aderir ao óleo e assim fazendo com que a parte polar da molécula adentre no óleo e comece a parti-lo em partes menores, fazendo com que o óleo comece a se quebrar e se desprenda do local onde se encontra.
Perguntas interessantes