Por que o renascimento intaliano entrou em decadência
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O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, que reuniu a cúpula da Igreja Católica gerou uma reação à Reforma luterana que ficou conhecida como Contra-Reforma, a qual impulsionou consideravelmente a arte religiosa. Interessada em popularizar a tradição e os ensinamentos cristãos, a Igreja Católica patrocinou artistas e artesãos, multiplicou a produção de ornamentos e imagens para a decoração dos templos, e irradiou essa tendência estética por diferentes lugares ao redor do mundo dentro de uma perspectiva que ficou conhecida como o Barroco.
O incentivo dado pela Igreja à produção artística levou artistas de toda a Europa para a Itália, criando um intercâmbio que fez o barroco se espalhar rapidamente pelas principais capitais do continente. O realismo das imagens de Caravaggio, a dramaticidade e o movimento de obras como as de Carracci e Bernini logo repercutiram na arte religiosa européia.
Na Espanha, o impacto causado pelo barroco italiano foi notado principalmente na pintura. Diego Velázquez, o mais importante pintor espanhol à época, desenvolveu um trabalho marcado pelo realismo do italiano Caravaggio, que já em 1603 tinha obras expostas em Sevilha, onde Velázquez iniciou sua carreira.
Na escultura, no entanto, em vez do mármore usado na Itália, persistiu a opção pela talha em madeira, de origem medieval. As esculturas policromadas e cheias de detalhes e o uso de enormes retábulos ricamente decorados foram característicos tanto do barroco espanhol quanto do português e do brasileiro.
A influência italiana foi intensa. Na arquitetura destacaram-se o italiano Nicola Nazzoni, que desenvolveu no norte do país um estilo tipicamente português, e o alemão Frederico Ludovice, que após uma estadia em Roma transferiu-se para Portugal a convite dos jesuítas e projetou o Convento de Mafra.
A expansão marítima de Portugal significou também a difusão e o desenvolvimento da arte barroca. Nas colônias, populações nativas e escravas eram doutrinadas no cristianismo, garantindo a conservação da Igreja Católica contra-reformista, que enfrentava dificuldades em vários pontos da Europa. As primeiras manifestações artísticas do barroco chegaram à América com a Companhia de Jesus, quando Portugal ainda estava sob domínio espanhol, e continuaram durante o processo de colonização do território português, a partir da restauração da Coroa. A escultura em madeira, a talha dourada e a azulejaria usadas no barroco brasileiro, são heranças do barroco português.
O incentivo dado pela Igreja à produção artística levou artistas de toda a Europa para a Itália, criando um intercâmbio que fez o barroco se espalhar rapidamente pelas principais capitais do continente. O realismo das imagens de Caravaggio, a dramaticidade e o movimento de obras como as de Carracci e Bernini logo repercutiram na arte religiosa européia.
Na Espanha, o impacto causado pelo barroco italiano foi notado principalmente na pintura. Diego Velázquez, o mais importante pintor espanhol à época, desenvolveu um trabalho marcado pelo realismo do italiano Caravaggio, que já em 1603 tinha obras expostas em Sevilha, onde Velázquez iniciou sua carreira.
Na escultura, no entanto, em vez do mármore usado na Itália, persistiu a opção pela talha em madeira, de origem medieval. As esculturas policromadas e cheias de detalhes e o uso de enormes retábulos ricamente decorados foram característicos tanto do barroco espanhol quanto do português e do brasileiro.
A influência italiana foi intensa. Na arquitetura destacaram-se o italiano Nicola Nazzoni, que desenvolveu no norte do país um estilo tipicamente português, e o alemão Frederico Ludovice, que após uma estadia em Roma transferiu-se para Portugal a convite dos jesuítas e projetou o Convento de Mafra.
A expansão marítima de Portugal significou também a difusão e o desenvolvimento da arte barroca. Nas colônias, populações nativas e escravas eram doutrinadas no cristianismo, garantindo a conservação da Igreja Católica contra-reformista, que enfrentava dificuldades em vários pontos da Europa. As primeiras manifestações artísticas do barroco chegaram à América com a Companhia de Jesus, quando Portugal ainda estava sob domínio espanhol, e continuaram durante o processo de colonização do território português, a partir da restauração da Coroa. A escultura em madeira, a talha dourada e a azulejaria usadas no barroco brasileiro, são heranças do barroco português.
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