Por que o refrigerante gelado tem gosto diferente do refrigerante em temperatura ambiente?
Soluções para a tarefa
O refrigerante gelado tem gosto diferente do refrigerante em temperatura ambiente, pois quando gelado o refrigerante forma o ácido carbônico, o que favorece um sabor mais agradável do que quando o refrigerante está quente.
Além disso, pode-se citar o gás que é presente no refrigerante, o que faz que ele forneça uma sensação de refrescante, desde que a bebida seja servida gelada.
Quando está quente o refrigerante perde suas propriedades, de forma a ter um sabor não tão bom quando se encontra gelada.
Bons estudos!
O refrigerante em diferentes temperaturas - gelado e a temperatura ambiente - possui um sabor diferente devido à alterações na concentração de gás carbônico diluído.
Quando o refrigerante está gelado, tal temperatura mais baixa permite que o gás carbônico adicionado à substância dilua-se no líquido, formando ácido carbônico. O ácido carbônico faz com que a bebida possua um sabor ligeiramente mais azedo.
Tal sabor azedo, em conjunto com o gás liberado quando o ingerimos, estimula as células da língua, chamadas de papilas gustativas, o que faz com que o refrigerante seja mais refrescante.
Já quando o refrigerante está a temperatura ambiente não há a diluição do ácido carbônico pela sua alta temperatura. O ácido se transforma em gás carbônico que escapa da substância.
Por isso dizemos que o sabor do refrigerante está alterado ou fica menos atrativo.
Lembrando que a fórmula do ácido carbônico é H₂CO₃.
Veja mais sobre Química em:
https://brainly.com.br/tarefa/25791150
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d93/7ee9c943630513458092f9923317c093.jpg)