Por que o reconhecimento das funções que predominam nas manifestações da lingua é importante para a interpretação ou para a produção textual?
Soluções para a tarefa
Olá!
As funções das linguagem podem ser de 6 tipos, quais sejam: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Cada um delas tem uma especialidade na hora de transmitir a mensagem e por isso a importância de compreender elas para melhor entender o texto. A função conativa, por exemplo, serve para convencer o leitor de algo, sendo utilizada, por exemplo, nas publicidades.
A função emotiva está presente e poemas juntamente com a função poética. A função fática serve para testar o canal de comunicação e a metalinguista é a linguagem falando dela mesma, como um dicionário, por exemplo.
Espero ter ajudado!
Jackobson desenvolveu a teoria das funções da linguagem segundo a qual tudo o que você fala tem um determinado objetivo. Como Formalista que era, ele defendia que o significado do texto podia ser depreendido da forma como o texto era escrito. Então, ele identificou os elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem, canal e código) e disse que pra dar ênfase a cada um dos elementos nós usamos uma função de linguagem específica. Por exemplo, pra falar sobre como eu me sinto quando alguém me dá uma rasteira, eu vou usar e função emotiva, pois o texto se volta para a expressão da minha subjetividade. Se eu pretendo influenciar meu ouvinte a fazer algo que eu quero, vou usar a função apelativa. O conhecimento das funções da linguagem é uma estratégia que nos ajuda a entender o que o autor do texto pretende nos passar. Ou, se você é autor, vai te dar caminhos de como escrever para alcançar um objetivo.