Sociologia, perguntado por adaobarbozabrenda, 9 meses atrás

por que o protestantismo, segundo weber, teria mais condições de fomentar atividades capitalistas do que o catolicismo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasFernandesb1
16

Olá, tudo bem?

Quem foi "Weber"?

Maximilian Karl Emil Weber, ou simplesmente Max Weber, foi um jurista, economista e intelectual de origem alemã considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa questão aborda uma de suas ideias: "A ética protestante e o espírito do capitalismo".

O que é o capitalismo?

O capitalismo é um sistema social no qual o capital e os meios de produção estão, predominantemente, concentrados nas mãos da burguesia (pessoas/ empresas). Essa, contrata a mão de obra dos proletariados (que não possuem meios de produção) e os recompensam com um salário. O princípio base do capitalismo é a acumulação de capital através do lucro.

Por que o protestantismo, segundo weber, teria mais condições de fomentar atividades capitalistas do que o catolicismo?

Weber acreditava que a dedicação ao trabalho e a busca por riqueza são um dever moral, pautado na ética de vida que, segundo ele, seria o capitalismo. Com a reforma protestante, Weber defendeu que o significa de "vocação" que antes era de chamado ao mundo religioso, como fiel ou sacerdote, passou a significar um "cumprimento das obrigações impostas ao indivíduo pela sua posição no mundo. Esta era sua vocação" E essas obrigações estavam diretamente relacionadas ao trabalho da pessoa e o quanto de dedicação as pessoas tinha para com ele. Apoiado nos princípios da religião protestante calvinista, defendeu que o trabalho era sim o objetivo do homem na terra. Observe o ideal calvinista:

"o homem sobre a terra deve, para ter certeza deste estado de graça, trabalhar naquilo que lhe foi destinado, ao longo de toda sua jornada. Não são o ócio e o prazer, mas só a atividade que serve para, aumentar a glória de Deus, conforme a clara manifestação de Sua vontade. A perda de tempo é pois, em princípio, o mais funesto dos pecados. A perda de tempo na vida social, em conversas ociosas, em luxos e mesmo em dormir mais que o necessário para a saúde, de seis até o máximo de oito oras, é merecedora de absoluta condenação moral.”

O protestatismo possibilitou uma mudança nos ideais religiosos que permitiu defender o trabalho como objetivo de vida e a riqueza como consequência desse. A riqueza só seria pecado a partir do momento que os indivíduos deixassem de trabalhar para gozar a vida.

Termino com esse trecho da obra "A ética protestante e o espírito do capitalismo"

"Lembre-se que o tempo é dinheiro. Lembre-se que o crédito é dinheiro. Lembre-se do ditado: O bom pagador é dono da bolsa alheia. As menores ações que possam afetar o crédito de um homem devem ser levadas em conta. Isto mostra, entre outras coisas, que estás consciente daquilo que tens; fará com que pareças um homem tão honesto como cuidadoso, e isso aumentará teu crédito. Não te permitas pensar que tens de fato tudo o que possuis, e viver de acordo." (WEBER, p. 19).

Leia mais em:

☞ Quais as principais ideias de Max Weber?

  • https://brainly.com.br/tarefa/9508102

Espero ter ajudado :-) Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes