Geografia, perguntado por pedro007sorriso, 1 ano atrás

Por que o processo de industrialização brasileira não eliminou as diferenças sociais no país ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Oshlucas
4
Vou dar um ponto de vista pessoal.

Quando há um processo de industrialização em um país, o ideal é que ele se adapte e avance, tanto tecnologicamente, quanto socialmente. Por que socialmente?

Bom, com a industrialização, a qualidade dos produtos melhora gradativamente, o que gera, por consequência, um maior valor atribuído a esta mercadoria. Quando eu tenho um produto de qualidade e um país com a economia estável, o número de empregos sobe de uma maneira exorbitante. O capitalismo anda junto com o proletariado. 

Quando falamos em diferenças sociais, muitos pensam: "No Brasil, existe uma porção milionária, enquanto muitos vivem na pobreza". Olha, em um livre mercado, onde o estado deixa as empresas disputarem a concorrência, é TOTALMENTE IMPOSSÍVEL uma empresa ser multibilionária. Quando o mercado está aberto, a flexibilização no número de empregos aumenta mais ainda, o que, consequentemente, faz aumentar o IDH do país. 

A pobreza nos países, mesmo industrializados se dá pelo fato do estado intervir na liberdade pessoal e econômica dos indivíduos. Quando o estado regula o preço do salário mínimo que um trabalhador deve ganhar, ele está sendo obrigado a seguir uma regra que nem foi escolha dele. Se o país quebra, o salário dele, como é definido, cai também. Enfim, o problema, na minha opinião, é a intervenção estatal na economia do país.

Aliás, os países que tem o estado controlando a economia, são os mais pobres. Diferentemente dos liberais econômicos, que são sempre tops em rankings mundiais.

Abraço, espero ter ajudado!
Lucas Santos.
Perguntas interessantes