Biologia, perguntado por paulet05, 1 ano atrás

Por que o processo de duplicação do DNA é considerado semiconservativo? Qual seria a vantagem para o organismo de o processo de replicação ocorrer dessa maneira?

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunaBisineli
96
É simples. O processo é considerado semi-conservativo, por conservar uma fitas do DNA que está sendo replicado. É um conceito parecido com a meiose nas células. Uma célula, chamada célula mãe, se divide em 2 gerando 2 células filha. É bem parecido. O DNA está com sua dupla fita e será replicado, vem a enzima para fazer essa replicação, ela precisa de uma fita molde para parear as bases de forma correta. Essa fita vai ser complementar à que esta sendo sintetizada. Então de 1 dupla fita de DNA, a gente observa que vai ser gerado mais uma dupla de fita, cada uma com uma fita "original". 
Isso gera vantagem para o organismo, porque garante a melhor conservação da informação genética contida naquela fita recém sintetizada.
Respondido por mayaravieiraj
19

Podemos afirmar que o processo de duplicação do DNA é considerado semiconservativo porque acaba conservando uma das fitas do DNA que está sendo replicado.

Semelhante ao procedimento da meiose nas células, quando a célula mãe, se divide em 2 gerando 2 células filhas e o DNA que está com sua dupla fita e se replica, a enzima faz essa replicação e precisa de uma fita molde para parear as bases de forma correta.

Tal fita complementa à que esta sendo sintetizada e o resultado disso é 1 dupla fita de DNA  que vai ser gerado mais uma dupla de fita, cada uma com uma fita "original". 

A vantagem desse processo para o organismo é a garantia da melhor conservação da informação genética.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/11609098

Anexos:
Perguntas interessantes