Por que o povo hebreu e o povo filisteu estavam em conflito!! URGENTE!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inúmeras são, sem dúvida alguma, as polêmicas históricas e antropológicas as quais envolvem, até os dias atuais, a origem geográfica, genealógica, étnica e bíblica dos antigos povos hebreu e filisteu. Conforme alguns cientistas contemporâneos, é realmente muito difícil marcar com absoluta exatidão temporal, geopolítica e religiosa o surgimento e o consequente desenvolvimento desses dois povos, os quais estão ligados, por tradição, ao Antigo Testamento.
Segundo a renomada Enciclopédia Britânica, a origem geográfica do povo hebreu está necessariamente vinculada à região do Oriente Médio. Além disso, e de acordo ainda com essa enciclopédia, os hebreus falavam uma língua de origem semita denominada, naquela época, de língua de Canaã ou língua da Cananeia. No que se refere à sua etnia e à sua genealogia, esse povo descende, em princípio, das figuras bíblicas de Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Devemos ressaltar, ainda, que a origem do povo hebreu está culturalmente relacionada com a criação do judaísmo, o qual se tornou uma das maiores religiões monoteístas do mundo antigo, moderno e contemporâneo.
Grande polêmica histórica e cultural abrange, igualmente, a origem geopolítica, étnica e genealógica do povo filisteu. Muitos pesquisadores defendem, na pós-modernidade, que esse povo tem suas origens fundamentadas na Europa meridional ou mediterrânea. Não obstante essa afirmação técnica e histórica, outros cientistas entendem que os filisteus, ou “povos do mar”, ocuparam as mais diversas áreas geográficas do mundo oriental e asiático, como, por exemplo, Egito, Chipre, Síria, Ásia Menor e Palestina. Conforme descobertas arqueológicas mais recentes, não há dúvidas de que o povo filisteu realmente habitou grande parte do Oriente Médio, bem como conviveu por vários séculos com o próprio povo hebreu. Relatam ainda alguns teólogos que esse povo também falava a língua de Canaã, bem como criaram uma região chamada de Pentápole Filisteia, a qual se localizava na região desértica da Palestina.
Ressalte-se, ainda, que os filisteus realizaram várias guerras em detrimento do povo hebreu. De fato, e segundo vários historiadores contemporâneos, houve realmente inúmeras guerras entre os povos filisteu e hebreu, em virtude, sobretudo, das divergências socioculturais, religiosas e étnicas existentes entre esses dois povos. Lembramos, igualmente, que os filisteus se revelaram muito competentes para a produção e o comércio de metais, o que também pode ter desencadeado, naquela época, vários conflitos e disputas socioeconômicas. No que tange à sua religiosidade, os filisteus eram adeptos do politeísmo e, por isso, adoravam vários deuses como Dagom, Astorete e Baal-Zebube. Além disso, esse povo não seguia as leis mosaicas e, por conseguinte, não se submetia à circuncisão judaica. Observe-se, por fim, que a genealogia dos filisteus está vinculada às figuras bíblicas de Casluim, Mizraim, Cam e Noé.
Explicação: