Por que o potenciômetro é preferivel ao voltímetro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O potenciômetro pode ser usado para se medir indiretamente a queda de tensão entre dois terminais. Na prática, a medição experimental será feita sim com um voltímetro.
O que se faz com o potenciômetro é montar um divisor de tensão, isto é, um circuito linear passivo com o intento de separar a tensão numa parcela menor.
Antes de incluirmos o potenciômetro na situação, penso que seja mais fácil explicar o que significa exatamente montar um divisor de tensão. Observe o circuito da figura a seguir,
Note que temos uma tensão de entrada, Vin , que poderia ser a própria tensão de alimentação da fonte, e um aterramento (por definição, V=0 ). Ligado entre esses dois terminais estão dois resistores em série, R1 e R2 .
Digamos que seja de nosso interesse extrair a tensão Vout proveniente da queda de tensão entre os terminais do resistor R1 . Isso pode ser feito rapidamente, e aqui está o proveito desse método, sem a necessidade de se calcular a corrente circulando entre Vin e V=0 . Basta conhecermos os valores das resistências R1 e R2 e a tensão de entrada Vin . A tensão de saída então é,
Vout=R2R1+R2Vin
Isto é, para calcularmos a queda de potencial entre os terminais do primeiro resistor, basta-nos dividir o valor da segunda resistência pela soma algébrica dos dois resistores associados em série e multiplicar o resultado pela tensão de entrada.
Agora voltemos para o potenciômetro. Vamos associá-lo do seguinte modo ao divisor de tensão:
Aqui RL é chamado de “carga resistiva” do potenciômetro.
A finalidade desse circuito é que podemos obter manualmente uma tensão de saída ajustável a patir de uma fonte fixa de tensão, tão somente pela simples variação da resistência do potenciômetro.
Desse modo, podemos calcular uma tensão ajustável VL da mesma forma como acima,
VL=R2R1+R2VS
Em que VS é a tensão da fonte e RL≫R1 , RL≫R2 , isto é, considera-se RL muito maior que R1 e R2 .
Façamos um exemplo numérico. Suponhamos uma fonte de alimentação DC de 12V e resistências R1=1kΩ e R2=5kΩ (poderia-se um RL=100kΩ ). Destarte, podemos extrair uma tensão de saída de 10V DC.
A vantagem é que podemos variar a tensão de saída de zero (terra) até a tensão máxima ( VS ) com a simples solicitação do potenciômetro.
espero ter ajudado
bons estudos!
Resposta:O potenciômetro pode ser usado para se medir indiretamente a queda de tensão entre dois terminais. Na prática, a medição experimental será feita sim com um voltímetro.
O que se faz com o potenciômetro é montar um divisor de tensão, isto é, um circuito linear passivo com o intento de separar a tensão numa parcela menor.