por que o positivismo de Comte levou à constituição de ciências ligadas às questões humanas, como a sociologia?
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RESUMO:
Neste artigo tentaremos mostrar como o movimento positivista tratou a relação entre as ciências humanas e as
ciências naturais, especificamente, através dos filósofos Auguste Comte e John Stuart Mill, que tiveram um
papel decisivo no modo como as ciências humanas vieram a ser posteriormente abordadas. Comte na sua obra
Curso de filosofia positiva (1842) defende a idéia de uma unidade metodológica das ciências, de modo que o
método positivo poderia ser empregado não só pelas ciências naturais, mas podendo ser estendido ao estudo dos
fenômenos humanos e sociais. Mill, por sua vez, em sua obra Sistema de lógica dedutiva e indutiva (1843), no
capítulo intitulado “A lógica das ciências morais”, tentou fornecer às ciências humanas, por ele chamadas
“ciências morais”, uma fundamentação de caráter positivo. A idéia básica por ele sustentada é que as ciências
morais não detêm uma lógica própria, mas empregam aquela já utilizada pelas ciências naturais, de modo que
elas seriam apenas uma parte destas últimas, visando nada mais do que conhecer as regularidades dos fenômenos
humanos.
Palavras-chave: Auguste Comte, J. Stuart Mill, Positivismo, Ciências Humanas.
ABSTRACT:
In this article we try to show how the positivist movement addressed the relationship between human sciences
and natural sciences, with a particular view on the philosophers Auguste Comte and John Stuart Mill who played
a decisive role in how human sciences would develop further on. In his work The Course in Positivist
Philosophy (1842), Comte defends the idea of a methodological unity of sciences, so that the positivist method
could be applied not only by natural sciences but could also be extended to the study of human and social
phenomena. Mill, in turn, in his work A System of Logic: Ratiocinative and Inductive (1843) in the chapter titled
“The Logic of the Moral Sciences”, attempted to provide human sciences, which he calls “moral sciences”, with
a fundament of positivist character. The basic idea he maintained is that the moral sciences do not have logic of
their own but employ the logic already used by the natural sciences, so that the moral sciences would be part of
the natural sciences, only that the former aim at cognizing the regularities of human phenomena.espero que ajude um pocuo vlw
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