por que o poema de casimiro "meus oito anos" faz intertexualidade com a parodia de oswaldo de andrade
Soluções para a tarefa
Intertextualidade ocorre quando um texto, por algum motivo, apresenta certa ligação – como se fosse um tipo de relação – com outro texto. Funciona como se ambos conversassem entre si.
É notável que existam muitas semelhanças entre os dois textos, porém, ao mesmo tempo em que isso acontece percebemos também sutis diferenças. São frases, trechos, palavras trocadas como que de propósito, todos esses elementos contribuindo para a intertextualidade.
Como já dissemos no início do texto Casimiro de Abreu era um poeta pertencente ao Romantismo que buscava explorar os elementos da natureza. Para confirmar isso repare nestas frases do autor: “a sombra das bananeiras”; “debaixo dos laranjais”. Além disso, tinha como prerrogativa envolver o ambiente em um clima mágico e nostálgico.
Agora, avaliando Oswald de Andrade, como um modernista seu principal objetivo vinha em expor a realidade tal qual ela era. Se continuarmos a leitura de seu poema veremos que o escritor imprime a esse um sentido irônico falando do crescimento desordenado pelo qual passavam as cidades naquela época. Acompanhe: “Eu tinha doces visões Da cocaína da infância Nos banhos de astro-rei Do quintal de minha ânsia A cidade progredia Em roda de minha casa”