por que o pirronismo é uma espécie de centicismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque tanto o Pirronismo quanto o Ceticismo partem do mesmo pressuposto: Não adotar nenhuma postura epistemológica do saber, ou seja, ambos adotavam a suspensão dos juízos (epoché) de modo que se torna impossível conhecer porque não há verdades a conhecer.
Explicação:
O Pirronismo é uma vertente mais radical do Ceticismo em se tratando do filósofo grego Pirro de Elis que fora fundador dessa escola filosófica. Uma vez que não era possível admitir a possibilidade de conhecer, levantava a dúvida sobre tudo, absolutamente tudo! Então, o Pirronismo levava à risca a suspensão dos juízos. Por exemplo: Um pirronista pode ver um quadro negro e dizer que o quadro não é negro, o quadro não é quadro porque ele não tem certeza e nem é seu desejo, entender que o quadro é quadro e porque ele é chamado de quadro negro.
O Pirronismo é um ceticismo gnosiológico enquanto que o Empirismo de Sexto Empírico (de mesma época e ambos resgatados na Renascença) é um ceticismo epistemológico. Detalhe: Para alguns comentadores, Pirro de Elis é uma lenda e possivelmente, o Pirronismo na verdade é sinônimo do Ceticismo e nada mais.
Espero ter ajudado!