Por que o período pré-socrático da filosofia também é conhecido como período cosmológico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Período da Filosofia chamado de Pré Socrático é aquele no qual surgem os primeiros filósofos e os primeiros trabalhos de filosofia, entre os séculos IX e VI a.C.
Embora muitos filósofos tenham vivido e produzido no período anterior a Sócrates, a Escola Pré Socrática define também uma tendência de pensamento que circulou entre pensadores que viveram no mesmo período que Sócrates.
Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo. A ligação com a natureza e com os elementos naturais eram os fatores mais importantes e marcantes dentro das obras Pré Socráticas.
Com o surgimento da filosofia, as explicações deixaram de ser unicamente mitológicas e passaram a ser cada vez mais racionais, baseadas na razão, em explicações que não fossem fantásticas e mitológicas.
Sócrates
Sócrates foi um filósofo Ateniense que viveu no século IV a. C., o grego é considerado um dos fundadores do modelo filosófico ocidental. Existem poucas informações históricas sobre a sua vida e carreira, as principais são conhecidas a partir dos relatos de seus alunos. Platão, através dos conhecidos diálogos de Platão e Xenofonte; e através de peças teatrais de Aristófanes.
Xenofonte descreve Sócrates como dedicado ao que considerava o método filosófico mais importante: a maiêutica. A maiêutica é um método que entende que a verdade faz parte de todo ser humano e é desenvolvida em todo indivíduo a partir do momento que este responde uma série de de questionamentos, aparentemente simples, mas de extrema importância para o autoconhecimento e concepção da verdade.
Segundo os relatos, Sócrates é o criador da técnica de ensino chamada de Método Socrático. O método tem como princípio a construção do conhecimento de cada indivíduo. Para o filósofo, o conhecimento dos discípulos era construído a partir da troca de experiências, do diálogo. De acordo com Sócrates, através do diálogo era possível refletir mais profundamente sobre as próprias afirmações e conclusões.
O método de transmissão de conhecimento, muito utilizado por uma série de filósofos, não permitia que os discípulos construíssem seus próprios conhecimentos, apenas que propagassem as ideias de seus tutores.
Principais Correntes
O período Pré Socrático é dividido em algumas importantes correntes de pensamento. Embora algumas questões e levantamentos sejam diferentes e específicos, todas as correntes apresentam como característica principal a busca pela compreensão dos fatos, acontecimentos e elementos a partir das questões naturais, ou seja, todo conhecimento era voltado para explicação natural dos fenômenos. As principais escolas de pensamento do período são:
Explicação: