Por que o período pombalino é considerado um "desastre" cultural para a Amazônia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As medidas de Pombal visavam aumentar o controle político, econômico e administrativo da metrópole sobre o Brasil. Objetivavam também aumentar a exploração dos recursos econômicos, principalmente de ouro, para transformar Portugal numa potente nação europeia. Dentro do contexto de crise do Absolutismo e ascensão do Iluminismo, Pombal tentou com estas medidas manter e até aumentar o poder da coroa portuguesa.
Seu governo ficou marcado por aquilo que se convencionou chamar de despotismo esclarecido. Em outras palavras, um governo absolutista que buscava adotar medidas sociais e culturais como forma de amenizar os impactos das medidas autoritárias e, desta forma, perpetuar as bases do Antigo Regime com uma nova roupagem.
O período pombalino pode ser considerado um desastre cultural para a região da Amazônia, pois ele definiu a compra das capitanias e a expulsão de ordens religiosas.
O Marquês de Pombal, foi um diplomata e primeiro-ministro da coroa portuguesa, ficou conhecido como um dos primeiros políticos a adotar o despotismo esclarecido o que mudou algumas relações entre reino e colônia.
Reformas Pombalinas que:
- Foi criada a companhia de Agricultura das Vinhas do Alto Douro
- Criou-se a Companhia Geral das Reais Pescas
- Criou um novo modelo para a cobrança e controle de pagamentos de impostos
- Proibiu a escravização da população indígena
- Proibiu a discriminação contra o povo judeu
- Criação da Companhia do Grão-Pará e do Maranhão;
- Transferência da Capital para o Rio de Janeiro
- O marquês expulsou os jesuítas com base na alegação de que os jesuítas promoveram uma resistência dos indígenas à coroa portuguesa.
Leia mais sobre Marquês de Pombal em: brainly.com.br/tarefa/29429856
#SPJ2