Por que o Oriente Médio apresenta um elevado número de população pobre ,e a sua maior riqueza é o petróleo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Economia: Israel é o único país desenvolvido da região e detém indústria variada e agropecuária moderna. Nos outros países, a economia baseia-se na exportação de petróleo (sua maior e, muitas vezes, única fonte de renda).
A maioria dos habitantes, destituída dos lucros do petróleo, sobrevive de atividades como pastoreio nômade e agricultura (nas poucas áreas úmidas).As condições climáticas vigentes no Oriente Médio determinam a formação de uma vegetação extremamente pobre, o que dificulta a ocupação humana. A paisagem na maior parte das vezes é composta por solos completamente nus, nos quais a areia e as pedras são os únicos elementos visíveis. Em trechos onde ocorrem chuvas, surgem estepes e maquis, paisagens formadas por arbustos e gramíneas ressecadas. Em alguns pontos, a maior umidade do solo permite o surgimento de oásis, onde crescem palmeiras produtoras de tâmaras e vegetação verdejante.
A seca é bem representada pela raridade das florestas. Em Israel cerca de 6% do território nacional é coberto por florestas. No vizinho Líbano, essa parcela se reduz para 5,1% e, na Síria, cai para cerca de 1,2%. Nos demais países do Oriente Médio, a área de florestas é inferior a 1% do espaço nacional.
A maior parte da água consumida na região é utilizada na irrigação, mas, como o uso dessa tecnologia é caro, muitas regiões não dispõem desse recurso para obter uma boa produtividade agrícola. Com isso a produção de alimentos fica comprometida e a agropecuária não se desenvolve.
Explicação:
O relevo é dominado por planaltos e, na maior parte da região, predominam os climas desértico e semi-árido. O clima úmido ocorre apenas em oásis e áreas litorâneas (onde aparecem planícies). Rios são escassos e poucos são perenes (caso do rio Jordão, entre Israel e Jordânia, e dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia).