Por que o Movimento pelas Diretas Já, foi um dos primeiros e mais significativos para a população brasileira? A- A população brasileira teve seus direitos excluídos pelo governo através de alguns decretos. B- O país avançou de vez, com a sua economia chegando a ficar entre as maiores do mundo. C- A população brasileira vislumbrou a possibilidade de voltar a exercer o direito ao voto direto na eleição de seus representantes. D- A economia brasileira se declinou de vez, ficando entre as piores do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- O movimento brasileiro que ficou conhecido como “Diretas Já” teve início no ano de 1983, no período final da ditadura militar, que havia sido instaurada em 1964. Conforme a indicação do nome, seus participantes lutavam pela retomada das eleições diretas para Presidente da República.
Na busca por este objetivo, diversos setores da sociedade, como políticos, intelectuais, artistas e membros da sociedade civil foram às ruas em passeatas, comícios e manifestações.
Resposta:
As Diretas Já foi um movimento popular ocorrido entre os anos de 1983 e 1984 que defendia a aprovação, no Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 05/1983, proposta pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB/MS) para a realização de eleições presidenciais diretas em 1985. Foi um movimento que reuniu diversas lideranças políticas, artistas, intelectuais e que realizou diversos comícios em várias capitais brasileiras. Era a primeira vez desde 1968 que a população se mobilizava para ir às ruas fazer manifestação.
Leia também: Assembleia Constituinte de 1987 – reunião de influentes políticos para elaborar a Constituição de 1988
Contexto histórico das Diretas Já
O movimento das Diretas Já está inserido historicamente no processo de abertura política iniciado durante o Governo Ernesto Geisel (1974-1979). Foi uma abertura “lenta, gradual e segura”, ou seja, controlada pelos militares. Ao mesmo tempo que se permitia maior liberdade de ação dos opositores à ditadura, esse movimento era contido caso os militares percebessem que a “segurança nacional” fosse abalada.
Em 1978, o Ato Institucional número 5 foi extinto e, no ano seguinte, a Anistia foi assinada, permitindo o retorno dos brasileiros que saíram do país para fugirem das perseguições políticas. O sistema bipartidário foi substituído pelo pluripartidarismo. Vários partidos foram criados, como o PMDB, PT, PSC, entre outros. O general João Figueiredo (1979-1985) deu continuidade à política de abertura.
A economia brasileira não estava passando por bons momentos. A inflação bem como a dívida externa trouxeram problemas para as finanças do país. O reflexo disso foi o encarecimento do custo de vida da população, que já demonstrava sua insatisfação com a ditadura militar. Essa insatisfação foi canalizada nas manifestações pelas eleições diretas. A sociedade brasileira estava exausta com os desmandos dos militares no poder.