por que o movimento negro recusou a data ate entao oficial e lutou pelo reconhecimento do dia 20 de novembro?
Soluções para a tarefa
A data de 13 de maio foi estabelecida como uma data festiva, pois foi em 13 de maio de 1888 que foi assinada a lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil.
Os movimentos de resistência da cultura negra acredita que essa data não representa de fato a luta pelo reconhecimento e igualdade das pessoas negras, pois a abolição da escravatura foi uma ação politica e não relacionada as lutas que os negros travavam pela sua liberdade desde os primórdios.
No dia 13 de maio de 1971, o Grupo Palmares, de Porto Alegre, encabeçou uma manifestação em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695.
O movimento então propôs que o dia 20 de novembro fosse estabelecido como o dia da consciência negra, alegando que a data é muito mais representativa e significativa para a população negra, uma vez que Zumbi é um símbolo da luta pela liberdade.
A partir daí os movimentos negros passaram a celebrar sua cultura nesse dia, mas oficialmente o dia 13 de maio persistiu até 10 de novembro de 2011, quando o 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519.