Por que o modelo de Dalton precisou ser aperfeiçoado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
primeiramente, você deve considerar que um modelo é uma idéia aproximada daquilo que não pode ser um objeto de estudo tangível e visa explicar um determinado comportamento /reação frente um estímulo. O contexto de elaboração do modelo atômico de Dalton se deu em 1808 e é considerado o primeiro modelo atômico porque antes disso só haviam idéias vagas sobre o assunto, estamos desconsiderando portanto tecnologias mais avançadas, pois nem mesmo a eletricidade era conhecida e manipulada. No caso, o modelo é baseado na Conservação das Massas e considera átomo (indivisível) a menor unidade de matéria, não aborda os conceitos de elétron, próton e neutron, implicando na maior limitação: não explica o comportamento elétrico da matéria, fundamental para justificar reações e ligações químicas, por exemplo.
Respondido por
0
O modelo de Dalton representava o átomo como uma esfera maciça, indestrutível e eletricamente neutra. Com experimentos como o de Crookes, provou-se a existência de uma partícula menor que o átomo, com uma carga negativa. Ela foi denominada elétron. A partir desse momento, o modelo de Dalton não explicava mais o átomo, então outro precisou ser formulado. Dessa vez, por Thomson.
→ O modelo de Thomson, ainda que explicasse os elétrons (Modelo do Pudim de Passas), quando Rutherford fez seu famoso experimento, ele notou que os átomos atravessavam a placa de ouro, e isso causou a queda do modelo de Thomson. Se o átomo era maciço, como ele atravessava outros átomos? Rutherford então provou que a matéria era composta por vazios, e então instaurou o novo modelo atômico mais aceito, o Planetário
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás