por que o mapa tátil disponibilizado aos usuários do metrô foi construido em alto-relevo??Ajuda pfv.
Soluções para a tarefa
Resposta:
últimas notícias
17/05/2021 - 17h37
Etecs aprovam mais de 2 mil alunos em universidades públicas
17/05/2021 - 17h18
SP registra 3 milhões de casos e 104,2 mil óbitos por COVID-19
17/05/2021 - 16h15
Estado garante isenção de ICMS a medicamentos para diálise, Aids e câncer
17/05/2021 - 16h04
Governo confirma chegada de insumos para vacina do Butantan no dia 26 de maio
Mapa tátil direciona deficientes visuais no Metrô
Cidadãos também podem se localizar pelo piso tátil implantado no chão das estações
Seg, 08/06/2009 - 20h25 | Do Portal do Governo
Um mapa tátil implantado no Metrô Santa Cecília está facilitando o deslocamento de deficientes visuais no entorno da estação. Construída em formas tridimensionais, a ferramenta reproduz em alto relevo e em braile as ruas e pontos de referência que se localizam ao redor do local.
No mapa, o usuário consegue encontrar as principais escolas, hospitais, igrejas, estações do metrô e restaurantes. Para aqueles que têm visão reduzida, as alteração de cores – azul, preto e branco – permite a compreensão das informações.
“Esse mapa é muito útil para nós”, afirma Diógenes Ermelino, 61 anos e deficiente visual por causa das conseqüências do sarampo desde os 12 anos. “O mapa é bem feito. As ruas escritas em braile facilitam muito nossa localização”, diz o aposentado.
O objeto foi desenvolvido com material resistente à limpeza. Isso possibilita a fácil higienização da peça, que está sujeita ao movimento intenso de passageiros.
Segundo Ermelino, outra iniciativa que ajuda muito a localização do deficiente visual são os pisos táteis instalados no chão das estações. “O piso da Estação Marechal Deodoro é muito bem feito”, elogia.
Além de conduzir os deficientes visuais até as catracas e à bilheteria, os funcionários do Metrô também informam sobre a ferramenta. Se o usuário quiser conhecer o que há em torno da estação, basta se dirigir até a mesa.
Embora ainda não haja um cronograma de implantação dos mapas em todas as estações, a experiência de Santa Cecília serve de testes para aperfeiçoar a ferramenta que será colocada em outras unidades