Geografia, perguntado por riverdale11stranger, 7 meses atrás

Por que o lixo sólido é o que mais se destaca como mais perigoso?​

Soluções para a tarefa

Respondido por roberthofficialbr
2

Resposta:

Os Resíduos Classe I são resíduos que apresentam periculosidade (perigo!) devido a uma ou mais dessas características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenecidade. Um exemplo são os resíduos de serviço de saúde, como os medicamentos e os resíduos contaminados com substâncias químicas, biológicas ou radioativas. A resolução responsável pelo correto gerenciamento desses resíduos é a RDC 306/2004.

Explicação:No Brasil, desde que o sistema de coleta de resíduos urbanos se estabeleceu nas cidades, a grande maioria delas envia seus resíduos para locais inadequados ao recebimento, como os lixões. Os lixões são locais a céu aberto, onde todo tipo de resíduo é disposto sem nenhum controle. Eles causam graves problemas para a saúde da sociedade e do meio ambiente. Mas por quê?

A decomposição dos resíduos produz gás metano (CH4), responsável por agravar o efeito estufa, e há também a produção de chorume – líquido altamente poluente que, ao infiltrar o solo e alcançar os lençóis freáticos, contamina a água para consumo. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as regiões Norte e Nordeste dispõem 75% dos resíduos em locais inadequados, como lixões e aterros controlados. Já a região Sudeste dispõe 45% do seu lixo de maneira inadequada.

Segundo a International Solid Waste Association (ISWA), o Brasil gasta R$1,5 bilhão anual com o sistema de saúde pública por causa dos lixões. Calcula-se que cerca de 1% da população desenvolva doenças graças à destinação inadequada dos resíduos sólidos.

Se poder Marcar Como melhor Resposta Agradeço


riverdale11stranger: obrigado
Perguntas interessantes