História, perguntado por Juriscreide9278, 1 ano atrás

Por que o iluminismo não aceitava os poderes da igreja

Soluções para a tarefa

Respondido por DiegoShow
1

Para falarmos sobre o Iluminismo e sobre a Igreja Católica (medieval/europeia), primeiro é necessário explicar o contexto histórico que os dois temas estão inseridos. Tudo se inicia na Idade Média (476-1789) onde o poder da Igreja era maior do que o de qualquer senhor feudal.

Onde a visão de mundo que as pessoas tinham era teocêntrica, centralizada em Deus, (ou pelo menos no Deus que a Igreja Católica da época havia criado). Os ideais, as explicações, do que é certo ou errado, eram ditados pela Igreja, em forma de dogmas que não podiam ser contestados. As pessoas estavam restritas á imobilidade social (sociedade estamental), e quem quisesse criticar era acusado por heresia e duramente penalizado.

Até a chegada de grandes pensadores, que começaram a acusar o que estava errado na sociedade. Dando origem a revolução cientifica, ao renascimento, humanismo, até chegar ao Iluminismo.

O Iluminismo e a Igreja Católica são temas opostos, mas um não existiria sem o outro. Assim como a ciência e a religião muitas vezes tratam do mesmo tema, analisando-o de formas diferentes. A ciência busca a comprovação de um fato, enquanto a religião explica o mesmo fato através da fé. Não acho que uma anula a outra, mais sim que se completam.

O Iluminismo acredita na capacidade e na autonomia do individuo, que a fé deveria dar lugar a razão, que cada pessoa era naturalmente boa, e tinha o mesmo direito que outra. Buscava o conhecimento e a felicidade. A racionalidade deveria ser à base do mundo e que nada deveria atrapalhar o desenvolvimento humano.
                                                                               
A igreja que era acostumada a mandar e desmandar, se viu ameaçada, no meio de tantas mudanças. E gradualmente sua hierarquia foi perdendo o poder e a influencia em assuntos econômicos e sociais. As pessoas pararam de aceitar como resposta “a vontade de Deus” e a racionalidade foi sendo alcançada.

Porém mesmo sendo lados oposto, suas semelhanças também merecem serem citadas:

Tanto o Iluminismo como a Igreja são fatos históricos e um não vai anular o outro. As atrocidades feitas pela Igreja levaram à revolta e a construção das ideias iluministas. Tirando o poder da Igreja Católica, o Iluminismo abriu espaço para novas formas de expressão (e até mesmo para novas religiões). E principalmente o Iluminismo, com suas ideias humanistas, tornou de fato a “Igreja Católica” uma religião, dentro dos preceitos éticos atuais.

espero ter ajudado✌,se você quiser um resumo disso manda no chat que eu faço,eu peguei esse texto desse link aqui em baixo:

http://vidaprivada.wixsite.com/blogvidaprivada/single-post/2015/06/15/Igreja-Cat%C3%B3lica-versus-Iluminismo

Perguntas interessantes