Geografia, perguntado por Duanecayari, 11 meses atrás

Por que o IDH mostra-se mais eficiente que a renda per capta na avaliação econômica e social de um país?

Soluções para a tarefa

Respondido por deisygbsantos
1

Muitas vezes quando queremos falar sobre um bom país para se viver, usamos como referência a economia ou um indicador chamado IDH. Essa é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida que permite comparar a qualidade de vida entre os países, levando em consideração não só aspectos econômicos, mas também sociais, visto que não é apenas o parâmetro de riqueza que indica o desenvolvimento de uma nação.

O cálculo do IDH tem como resultado não só um número, mas também uma possibilidade de analisar as possíveis deficiências em alguns setores, como a saúde e a educação. Sendo assim, é uma forma de o governo concentrar medidas para melhoria dessas áreas a fim de atingir melhores índices socioeconômicos.

Mas sabe essa ideia de usar esse indicador como referência para dizer se um país é bom ou não para se viver? É errônea. O IDH, apesar de indicar o desenvolvimento humano de um país, não leva em consideração alguns aspectos fundamentais para se chegar à qualificação de “bom ou ruim”. Questões como sustentabilidade, democracia e equidade não são consideradas pelo IDH.

A renda per capita é um indicador econômico utilizado para avaliar a situação econômica de um país. Ela corresponde à renda média da população de um país em um determinado ano ou período e é calculada por meio da divisão da Renda Nacional (ou o PNB) de um país pelo número de habitantes.

Assim, se a renda nacional do Brasil fosse de 2,851 trilhões de dólares e a população do Brasil fosse de 193.946.886 de habitantes, a renda per capita brasileira seria de, aproximadamente, 14.668 mil dólares. De acordo com o cálculo abaixo:

Renda Per Capita = 2. 851 000 000 000,00

193.946.886

Renda Per Capita = 14.666,90

Limitações da Renda Per Capita

Normalmente, os países que possuem economias desenvolvidas tendem a apresentar valores de renda per capita mais elevados do que países que possuem economias mais atrasadas, já que, quanto maior for a sua produção econômica, maior será a sua renda per capita. Apesar disso, somente a utilização desse indicador não permite avaliar as condições socioeconômicas de um país. Isso porque a renda per capita pode ter variações conforme a quantidade de habitantes. Nessa perspectiva, mesmo que o país tenha uma economia bastante desenvolvida, se ele for muito populoso, provavelmente a renda per capita será baixa e não refletirá o seu desenvolvimento econômico.

Perguntas interessantes