"[...] Por que o homem cria, em vez de simplesmente repetir a experiência previamente testada? A observação imediata nos mostra que a natureza é por si essencialmente criativa e os desdobramentos das espécies vivas, bem como os contornos físicos e geológicos do mundo, além de muito variados, são belos. Vivemos diante de estruturas complexas, onde o funcionalismo objetivo parece antes de tudo chamar o homem à mediocridade e à alienação de sua própria experiência no contexto em que vive (CORREA, 2000, p.1). CORREA, Carlos Pinto. Imaginação e Criatividade: Uma introdução ao tema da criação e psicanálise. Cogito, Salvador, v. 2, p. 11-17, 2000. Disponível em: . Acesso em: 12 Jul. 2019 O excerto do artigo de Correa (2000) nos convida a uma reflexão sobre os limites e formas de criação e nos proporciona uma extensão à discussão sobre processo criativo e desenho. A criação estritamente atrelada à imaginação pode ser entendida como uma faculdade de formar imagens e reproduzir memórias imaginativas a partir do que é observado; por meio do já existente (real) é possível formularmos outras possibilidades, novas perspectivas para a existência de algo. A respeito das potencialidades criativas e imaginativas humanas e sobre a modalidade do desenho de imaginação, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O desenho de imaginação é uma modalidade irreal, uma vez que nada mais é possível de ser criado a não ser reproduzido. Alternativa 2: Os pensamentos mantidos à parte no desenho de imaginação negam qualquer relação com a formação de pensamentos visuais. Alternativa 3: O desenho como uma manifestação criativa materializa e retém as imagens mentais, que quase sempre são difusas e dissolvidas nas experiências de memória. Alternativa 4: As estruturas de criação, necessariamente, utilizam-se de formas não observáveis na realidade, uma vez que partem exclusivamente do efeito metafísico da imaginação. Alternativa 5: Sendo essencialmente reprodutiva, a natureza, assim como o desenho de imaginação, estabelece-se a partir de estruturas pré-programadas e, portanto, limitadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa 3 está correta.
A observação do conhecimento transmitido a partir da arte deve ser feita afim de auxiliar os indivíduos a possuir um olhar técnico sobre as questões apresentadas.
Por isso, quando falamos na prática da arte e na produção de cultura nos referimos aos diferentes campos de expressão,assim, nas aulas de artes visuais é preciso que o educador acompanhe os parâmetros curriculares, utilizando do material didático e introduza elementos do dia a dia, ou seja, do cotidiano que é comum para seus alunos.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Psicologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás