Sociologia, perguntado por Jjjoooaaannnnnnaaa, 1 ano atrás

por que o hino de Sergipe é considerado plágio?

Soluções para a tarefa

Respondido por bocadegolfinho
0

Tudo começou em 1820, ano em que Dom João VI emancipou politicamente o Sergipe da Bahia, garantindo para o menor estado do país a independência. A educadora Maria Olga de Andrade, apenas em 1836 resolveu que os sergipianos deveriam ter um hino para comemorar a autonomia.


O hino ficou por conta do Frei José de Santa Cecília, um religioso conhecido por ser um dos maiores oradores do Brasil e um grande compositor. Devido à correria da organização da festa em comemoração a emancipação, o frade teve que providenciar a letra em pouco tempo.


Na época, Rossini, um grande compositor italiano, estava muito famoso no mundo inteiro. E o Frei, que conhecia o trabalho dele, teve a ideia de colocar um trecho de uma música de Rossini no hino sergipano.


Olga se declarou e disse "Não sei se poderia considerar isso como plágio, pois para que uma música seja considerada plagiada, tem que ter na mesma linha oito compassos seguidos, no mínimo."


Na época de Rossini não existia lei de plágio.


Olga se declarou e disse "Muitas vezes algum autor queria fazer uma homenagem a outro compositor e utilizava parte da obra dos outros em sua produção.

Beethoven fez isso, Mozart e César Franco também. Ou seja, não foi um caso isolado. É possível então que o Frei tenha feito isso em homenagem a Rossini”, explicou Olga a respeito da melodia.

Perguntas interessantes