Artes, perguntado por dudavielmo, 1 ano atrás

Por que o grafite foi, durante um tempo, considerado vandalismo? Você acha que esse pensamento sobre a forma de arte em questão deixou de existir atualmente?

Soluções para a tarefa

Respondido por borioli
9

Resposta:

Grafites: entre o vandalismo e a arte. Muitas pessoas ainda confundem grafite com pichação. Um pode ser considerado arte, decorando os muros de ruas e praças, para encantar a vista de quem passa; já o segundo é vandalismo, praticado pelo prazer de denegrir a imagem pública.

Explicação:

O grafite é um meio de expressão artística que teve origem nos EUA em movimentos sociais como o hip hop. É conhecida como arte-urbana expressa em paredes pelos chamados grafiteiros ou ainda pichadores em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir em questões da população de uma determinada cidade.

Além do espaço público, utilizam o espaço privado para manifestações de ideias , consequentemente esta arte é vista com olhares de reprovação por parte da sociedade .Por outro lado, é inegável a presença do preconceito das pessoas , uma vez que, o grafite tem como uma das suas principais características apresentar assuntos relacionados ás minorias como por exemplo dos desfavorecidos socieconomicamente, dos negros e das mulheres.

É importante colocar para reflexão : qual a concepção de arte nos dias de hoje ? Qual é o limite estabelecido na mentalidade contemporânea entre arte e vandalismo? A quem interessa considerar grafite vandalismo?

É certo que há o interesse das classes sociais privilegiadas em dominar a menos favorecida, esse domínio também passa pela arte sendo considerada toda criação destes últimos como algo menor e até vandalismo como é o caso do grafite. Portanto, a classe dominante busca conservar a hegemonia também na dimensão artística.Se estamos longe de responder as indagações postas acima não devemos recusar o debate.

Perguntas interessantes