História, perguntado por yohanisof010, 9 meses atrás

por que o governo republicano considerou tão importante escolher heróis nacionais ? isso ainda é válido ? por que? plis me ajudem

ω


patynrm: desculpa respondi errado essa é a resposta: porque foram fatos marcantes que aconteceram, sim,porque nos inspiramos espero ter ajudado
yasminchris2010: Nunca vi uma resposta tão boa 0-0
natachaadoosreeis: Queria saber a Msm pergunta, já consegui a resposta UwU

Soluções para a tarefa

Respondido por AnthonioJorge
21

A proclamação da República, pela visão dos militares que destituíram a monarquia no Brasil, foi o início de uma nova era para a nação - e uma nova era exige novos símbolos. A velha necessidade de reescrever a história tomou conta dos republicanos logo que estes tomaram o poder das mãos de Dom Pedro II.

A mudança da bandeira, por exemplo, obedeceu aos ditames ideológicos dos militares, ou seja: o positivismo. O lema "ordem e progresso" é um lema tipicamente positivista, conforme dita a teoria de Auguste Comte.

O positivismo é uma corrente filosófica que surge na França no século XIX, fundada por Auguste Comte. Algumas de suas características são:

1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciencia: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais

2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade

3- Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.

4- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade

5- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)

6- Logo, surge uma visão messiânica que absolutiza a ciencia e o progresso daí decorrente, dando a ela uma espécie de aura romântica que a estende ao infinito.

7- Outros viram, contudo, um fator menos romântico e mais iluminista nessa fé na racionalidade científica.

O fato daí resultante é que a bandeira positivista substituiu a bandeira monárquica, que representava, pelas cores e símbolos:

  • verde: representa a casa de Bragança (família do imperador Dom Pedro I)
  • amarelo: representa a casa de Habsburgo (família da imperatriz Maria Leopoldina)
  • brasão azul e esfera armilar sobre uma cruz vermelha: Ordem de Cristo
  • pé de café: principal produto brasileiro
  • planta de tabaco: outro produto brasileiro importante
  • laço: símbolo da harmonia do país.

De modo análogo, a escolha de heróis da causa republicana tornou-se um imperativo: era necessário substituir figuras de enorme importância e proeminência da história brasileira. O século XIX, basicamente vivido dentro do molde imperialista, produziu figuras de grande importância para  a história do país:

  • Imperador Dom Pedro
  • José Bonifácio
  • Imperador Dom Pedro II
  • Imperatriz Maria Leopoldina
  • Princesa Isabel

Exilados, deveriam ser também, segundo os militares e militantes republicanos, esquecidos. O melhor meio para conseguir tal efeito era atingir a população pelo meio cultural: criam-se novos heróis e novas lendas dissociadas de quaisquer resquícios monárquicos.

Para saber mais sobre a crise do Império: https://brainly.com.br/tarefa/25974963

Anexos:
Perguntas interessantes