História, perguntado por yaraferrop575cy, 1 ano atrás

Por que o governo de Portugal resolveu mandar para o Brasil as expedições guarda-costas?

Soluções para a tarefa

Respondido por monickchaves79
4

O litoral, conhecido como a costa do pau-brasil, prolongava-se desde o Rio de Janeiro até Pernambuco, onde foram sendo estabelecidas feitorias, nas quais navios portugueses realizavam regularmente o carregamento desse tipo de madeira para o reino. Esse negócio rendoso começou a atrair a atenção de outros países europeus que nunca aceitaram a partilha do mundo entre Portugal e Espanha, entre eles a França.  Os franceses começaram a frequentar nosso litoral comercializando o pau-brasil clandestinamente com os índios. Portugal procurou, a princípio, usar de mecanismos diplomáticos, encaminhando várias reclamações ao governo francês, na esperança de que aquele Estado coibisse esse comércio clandestino.  Notando que ainda era grande a presença de contrabandistas franceses no Brasil, Dom Manuel I resolveu enviar o fidalgo português Cristóvão Jaques, com a principal missão de realizar o patrulhamento da costa brasileira.  Cristóvão Jaques realizou viagens ao longo de nossa costa entre os períodos de 1516 a 1519, de 1521 a 1522 e de 1527 a 1528, onde combateu e reprimiu as atividades do comércio clandestino.  Em 1528, foi dispensado do cargo de Capitão-Mor da Armada Guarda-Costa, regressando para Portugal.


yaraferrop575cy: tem como resumir ;^;??
Respondido por saranobregarcia2017
3

O litoral, conhecido como a costa do pau-brasil, prolongava-se desde o Rio de Janeiro até Pernambuco, onde foram sendo esta-belecidas feitorias, nas quais navios portugueses realizavam regularmente o carregamento desse tipo de madeira para o reino. Esse negócio rendoso começou a atrair a atenção de outros países europeus que nunca aceitaram a partilha do mundo entre Portugal e Espanha, entre eles a França.

Os franceses começaram a freqüentar nosso litoral comercializando o pau-brasil clandestinamente com os índios.

Portugal procurou, a princípio, usar de mecanismos diplomáticos, encaminhando várias reclamações ao governo francês, na esperança de que aquele Estado coibisse esse comércio clandestino.

Notando que ainda era grande a presença de contrabandistas franceses no Brasil, Dom Manuel I resolveu enviar o fidalgo português Cristóvão Jaques, com a principal missão de realizar o patrulhamento da costa brasileira.

Cristóvão Jaques realizou viagens ao longo de nossa costa entre os períodos de 1516 a 1519, de 1521 a 1522 e de 1527 a 1528, onde combateu e reprimiu as atividades do comércio clandestino.

Em 1528, foi dispensado do cargo de Capitão-Mor da Armada Guarda-Costa, regressando para Portugal.


yaraferrop575cy: pode resumir por favor ;w;?
Perguntas interessantes