Por que o gás carbônico é importante? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O gás carbônico liberado pela respiração dos seres vivos é utilizado na fotossíntese das plantas e das algas. Também é importante para a manutenção de uma temperatura idea para a vida no planeta, pois retém calor.
Explicação:
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Resposta:
Sabe do que são formadas aquelas bolhas que aparecem nos refrigerantes? De gás carbônico.
E são também de gás carbônico as bolhas que se desprendem em comprimidos efervescentes.
O gás carbônico compõe apenas 0,03% do ar. Ele aparece na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da combustão.
É a partir do gás carbônico e da água que as plantas produzem açucares no processo da fotossíntese.
A partir dos açucares, as plantas produzem outras substâncias - como as proteínas e as gorduras - que formam o seu corpo e que vão participar também da formação do corpo dos animais.
As plantas absorveram mais gás carbônico da atmosfera do que se pensava, segundo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Com novos modelos matemáticos disponíveis, a pesquisa descobriu que, entre 1901 e 2010, os organismos absorveram 16% a mais de gás do que se pensava.
No entanto, o resultado ainda não seria suficiente para ter impacto relevante nas mudanças climáticas.
Mesmo assim, um dos principais méritos do estudo foi apontar que modelos superestimaram consistentemente a taxa de crescimento de carbono na atmosfera dos últimos anos.
Cerca de metade do CO2 que é produzido acaba nos oceanos ou é absorvida pelos seres vivos.
A descoberta foi feita após se analisar mais minuciosamente o processo de absorção do gás pelas plantas, chamado de difusão mesofílica.
Antes, acreditava-se que a quantidade de carbono absorvido através da fertilização dos vegetais entre 1901 e 2100 era de 915 bilhões de toneladas. Mas os cálculos do novo estudo elevou esse montante para 1,057 bilhões, um aumento de 16%.
O resultado pode preencher uma lacuna deixada após ficar constatado que a quantidade de carbono lançado na atmosfera no mesmo período foi superestimada em cerca de 17%.
Muitos especialistas concordam que o efeito é interessante e pode exigir uma nova calibração de modelos, mas isso não muda a necessidade de cortes de emissões de longo prazo para limitar o impacto do dióxido de carbono.
Além também de resultar na produção de oxigênio tão necessário a vida, mesmo considerando a produção de oxigênio pelas algas , mas o processo é o mesmo.