Por que o financiamento das campanhas eleitorais por grandes empresas compromete as finanças públicas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Até hoje, 19 de dezembro, 4 ministros já votaram pela inconstitucionalidade desse tipo de doação. Serão necessários mais 3 votos a favor para que isso seja decretado inconstitucional. Caso isso finalmente ocorra, não serão mais permitidas doações de pessoas jurídicas e o congresso terá que definir as novas regras para o financiamento de tais campanhas.
Campanhas eleitorais caríssimas
Hoje o principal caminho para se eleger para um cargo político no executivo ou legislativo é fazer uma boa campanha eleitoral. Em alguns casos, a campanha é mais importante do que toda a atuação política já feita pelo candidato.
É comum em muitas cidades aparecer um candidato a prefeito que quase ninguém conhece. Ele faz uma campanha eleitoral com uma fortuna gasta com ótimos marketeiros, para criar lindos panfletos, faixas, propagandas para a TV, rádio e internet, além daquelas “ótimas” musiquinhas de campanha.
Em pouco tempo, essa pessoa praticamente desconhecida torna-se amplamente conhecida, como se sempre tivesse feito parte do círculo político da cidade, e passa a ter grandes chances de vencer a eleição. Se o marketing for bom, sua vida antes da campanha acaba tendo pouca importância.