Filosofia, perguntado por GGBit, 8 meses atrás

Por que o filosofar é uma ação de libertação?

Soluções para a tarefa

Respondido por advfabiananesta
0

Resposta:

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. ... Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros. No meio jurídico, existe a liberdade condicional, que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça.

A Filosofia da Libertação é exatamente um esforço teórico e político que visa ao reconhecimento dos sujeitos como vítimas desse processo de exclusão; e mais, não apenas o reconhecimento daqueles que oprimem, mas o próprio reconhecimento ou a consciência de sua condição de vítima - o que nos leva à análise da terceira categoria - a alienação. O sofrimento das vítimas, ou a sua condição de excluído dos sistemas econômicos, dos sistemas sociais e da política representa negações de sua corporeidade; a vítima é “alguém afetado na sua sensibilidade, um ser vulnerável, mas, sobretudo, aquele a quem é negada a vida”. É aquele que ou é oprimido por não conseguir se libertar de seu status de vulnerabilidade, ou é excluído do sistema socioeconômico ou, em um sentido mais amplo, é pobre, marginal ou camponês expropriado da terra.

“A Filosofia da Libertação deve refletir sobre o fundamento possibilitando que os processos dos direitos humanos sejam considerados patrimônio de toda a humanidade; ou seja, deve promover a universalidade e universalização dos direitos humanos a partir dos processos de luta próprios de cada povo e cultura”

Explicação: Esta na Internet.

Leias os textos a seguir vai te ajudar:

O Conceito de Liberdade segundo a Filosofia. Por: Gabriel SérgioPublicado22 de fevereiro de 2018

Enrique Dussel e a Filosofia da Libertação nos Estudos Organizacionais. Autores: Felipe Fróes Couto e Alexandre de Pádua Carrieri

Filosofia da Libertação como ponto de partida para pensar os direitos humanos na América Latina. Entrevista especial com Alejandro Rosillo Martínez

Perguntas interessantes