Por que o fato de os Estados Unidos mudarem sua embaixada para Jerusalém foi muito bem recebido por israelenses e desagradou os
palestinos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Devido ao conflito "Israel x Palestina" que tem sua origem no pós Segunda Guerra. Em resumo, o Estado Palestino não reconhece o domínio israelense sobre a cidade de Jerusalém. Em teoria Jerusalém é uma cidade pertencente a ONU por seu valor histórico e religioso para as 3 religiões monoteístas (Cristianismo, Judaísmo e Islã). O fato de os EUA mudar sua embaixada para Jerusalém, é de forma velada, uma validação do domínio de Israel sobre a cidade, já que as embaixadas ficam nas capitais dos países. Seria como reconhecer que a capital de Israel é Jerusalém e não Telavive, que é a atual capital reconhecida pela grande maioria dos países.
A mudança da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém foi bem recebida pelos israelenses pois, essa medida dá a entender que o país reconhece Jerusalém como a capital de Israel, mas desagradou Palestinos porque eles reivindicam que parte da cidade seja reconhecida como a capital de um futuro Estado palestino.
A questão de Jerusalém
Jerusalém é uma cidade sagrada para os judeus, mulçumanos e para os cristãos. A cidade é reivindicada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, quando os israelenses anexaram a parte Oriental da região e também pelos palestinos que perderam os seus territórios.
O destino da cidade ainda não foi oficialmente decidido, pois há um plano de partilha para decidir o futuro da cidade para os dois povos da região, mas nenhum acordo de paz foi assinado.
Ao realizar a mudança da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, os palestinos se manifestaram contrários ao episódio, aumentando o clima de tensão na região.
Aprenda mais sobre Jerusalém e os conflitos no Oriente Médio em: https://brainly.com.br/tarefa/17381728
#SPJ2