Por que o estresse é uma doença dos tempos modernos ?
Soluções para a tarefa
É uma doença de adaptação ao meio em que o indivíduo vive em função das estimulações, excitações e agressões externas.
O estresse pode ser causado por fatores externos e desagradáveis – situações traumáticas, acidentes, perda de um ente querido por morte ou afastamento, roubos, perda do emprego, perda da liberdade são alguns dos mais citados. E pode até mesmo ocorrer devido a fatores externos positivos, desde que impliquem em uma mudança brusca no estilo ou na qualidade de vida de uma pessoa, como o casamento, mudança de país, um sonho impossível subitamente realizado, entre outros. São mudanças que tiram o indivíduo de seu ritmo natural, durante a adaptação às novas situações. Durante a fase do estresse, o organismo libera muito cortisol e isso afeta diretamente a memória, causando falhas, esquecimentos, pequenos lapsos.
Resposta:
O estresse é uma doença moderna porque ficou mais claramente percebida nos dias atuais, algumas décadas atrás, já existia, porém, não era percebida ou se tinha conhecimento dela. As causas principais são: as hormonais, quando há um descontrole hormonal, tipo na período da TPM nas mulheres e o consumo de alimentos cárneos que muitas vezes os animais crescem sob a influência de hormônios que passam ao homem na alimentação. Outra causa é o ambiente em que a pessoa está inserida, seja no trabalho, em local de muita pressão, na faculdade ou mesmo em casa. Isso pode gerar um descontrole mental e gerar um pico grande de estresse. Outra causa é a ansiedade, a pessoa tem crises de ansiedade , ainda mais em nosso período que tudo era para ontem, as pessoas estão se tornando tão imediatistas que perdem o controle quando o smartphone trava, já querem o lançamento do mês que vem e não criam o hábito de descansar e se divertir.
Com o avanço das tecnologias, ficou mais fácil abordar o assunto e buscar ajuda. Ele ficou mais latente e houve melhores pesquisas. Esse é um dos motivos para se considerada doença moderna.