por que o discurso de João Goulart causou preocupação às famílias brasileiras, aos políticos oposicionistas e aos oficiais de alta patente das Forças Armadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:Com o Comício da Central, as ideias de Jango foram decisivamente vinculadas pelos setores conservadores à República Sindicalista e ao Comunismo.
Explicação:
O Brasil, desde a renúncia de Jânio Quadros, vivia um período de grande agitação política, social e ideológica. As chamadas Reformas de Base propostas pelo presidente e por seu ministério, além de terem sido mal interpretadas, não conseguiram sair do papel por conta da falta de apoio do presidente no Congresso. O fracasso do Plano Trienal e a posterior ascensão da espiral inflacionária, a radicalização dos movimentos camponeses e os conflitos de interesses de diversos grupos sociais impossibilitavam o governo de contornar a situação.
A resposta da oposição veio com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, a partir de meados de março de 1964. Essas marchas chegaram a reunir aproximadamente meio milhão de pessoas, o que mostrava a falta de apoio de parte da sociedade ao governo Goulart.
Com o Comício da Central, as ideias de Jango foram decisivamente vinculadas pelos setores conservadores à República Sindicalista e ao Comunismo. Dias depois, uma rebelião de marinheiros no Rio de Janeiro foi mais um grave incidente, mas que desta vez atingiu diretamente a hierarquia e a disciplina militares. João Goulart, como forma de solucionar o conflito, anistiou os revoltosos. Contudo, para o setor golpista, a ação de Jango era uma clara demonstração de desrespeito com as Forças Armadas, que se aproveitou da situação para consolidar, em 31 de março, o Golpe de 1964,que culminou com o Regime Militar (1964-1985) e, por conseguinte, com a renúncia do presidente.