História, perguntado por math123love, 11 meses atrás

Por que o dia tem 24 horas?"foram os sumérios por volta de 2000 a.C , que tiveram essa ideia.Esse povo viveu no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, inde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas pra parte escura (noite), criando assim as 24horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher". "A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, além de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 duas foi organizando por eles". Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se refere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade.
Diante do exposto, e correto afirmar que

a) o relógio, bem como os outros marcadores de tempo, seguem criteriosamente os ritmos da natureza, logo, tem suas marcações derivadas de um processo natural, ou seja, universal.

b) o modo como o dia terrestre é devido em horas, segundos e minutos pode ser considerado como uma convivência social, ou seja, não é válido para todas as épocas e todos os povos.


c) o tempo histórico, apesar das divergências em relação ao tempo cronológico, está ligado às concessões que cada um tem de seu tempo e de sua cultura, sedo portanto, pessoal e subjetivo.

d) tanto tempo histórico, quanto o tempo cronológico, são determinantes da cronológico, são determinantes da superioridade cultural e racial de uma sociedade, sendo considerados como marcos divisórios entre a barbárie e a civilização.

ME AJUDEM POR FAVOR ​

Soluções para a tarefa

Respondido por juanbomfim22
46

Por meio do exposto no enunciado, afirmamos que: o modo como o dia terrestre é devido em horas, segundos e minutos pode ser considerado como uma convivência social, ou seja, não é válido para todas as épocas e todos os povos.

  • Resoluçao com base nas alternativas:

a) Falso. A marcação do tempo é uma convenção humana e foi ajustada de modo a facilitar a vida das pessoas. Não se baseia diretamente em ritmos da natureza.

b)  Verdadeiro. O dia terrestre nem sempre teve essa divisão padrão de horas, minutos e segundos em todas as épocas.

c) Falso. Apesar de o tempo cronológico ser um só, várias civilizações adotam outros procedimentos de contagem desse tempo. A exemplo da civilização chinesa que adota o calendário baseado nos animais. Tanto é que desde 25 de janeiro de 2020, estamos no ano do Rato: 4718 do calendário chinês. Isso não significa que o tempo histórico é subjetivo, apenas o cronológico.

d) Falso. Não podemos dizer que não são civilizados aqueles que não seguem os determinantes de uma cultura supostamente superior.

Logo, ficamos com:

Resposta: B)

Respondido por martinkoliveira
7

A alternativa correta sobre o assunto relacionado à organização do tempo é a letra B) o modo como o dia terrestre é devido em horas, segundos e minutos pode ser considerado como uma convivência social, ou seja, não é válido para todas as épocas e todos os povos.

O tempo dividido em horas, segundos e minutos foi imposto apenas no processo de industrialização, que teve início na Inglaterra, onde o tempo passou a ser definido pelo relógio, caracterizando uma racionalização do tempo, que foi um dos aspectos mais marcantes do desenvolvimento da maquinofatura.

No entanto, isso se trata da uma convivência social, não sendo válido para todas as épocas e todos os povos.

Anteriormente à industrialização, o tempo era definido pelo ciclo natural, e após a racionalização do tempo isso mudou.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/38543254

Anexos:
Perguntas interessantes