Por que o Curdistão (região onde os curdos habitam) não pode ser considerado um estado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aparentemente, os curdos estão longe de constituir o seu próprio Estado. Primeiramente, a atuação do grupo PKK, considerado terrorista por muitos países, dificulta o reconhecimento da luta desse povo no contexto internacional,Em segundo lugar, cabe destacar que o território reivindicado, além de fazer parte de seis países, contém uma série de recursos naturais e nascentes de águas, isso em uma região onde esse recurso é extremamente escasso, o que faz com que os países apresentem uma forte resistência. Por fim, a falta de influência política dos curdos e o desinteresse das potências ocidentais colocam a luta curda em um plano secundário na Geopolítica do Oriente Médio.
Resposta: Curdos mantêm hábitos tradicionais e milenares
Eles possuem uma população próxima de 30 milhões de pessoas e não têm um Estado próprio. Os curdos surgiram há mais de 3 mil anos, nas arenosas terras do Oriente Médio. Descendente dos Medos, este grupo é originário de etnias arianas, como a do Irã.
E além de sofrerem perseguições e desrespeito aos direitos humanos de sua população, os curdos não contam com o apoio da comunidade internacional para fundar um Estado próprio, que seria localizado em uma região rica em petróleo e recursos naturais.
E, no entanto, a partir da divisão do Império Otomano, após a Primeira Guerra, os países recém-fundados, entre eles a Turquia, o Irã e o Iraque, temeram perder parte de seus incipientes territórios para os curdos, negando qualquer possibilidade deles terem alguma autonomia. Pelo contrário, o povo curdo passou a ser vítima de perseguições muitas vezes brutais.
Espero ter Ajudado, Bons Estudos!