Por que o continente africano é considerado o primeiro território a fazer as primeiras etapas de transporte de mercadorias entre as nações na história da humanidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história do continente africano também está diretamente ligada à História do Brasil. No século XVI, Portugal foi o primeiro país a adotar o comércio de escravos e logo outras nações o seguiram. De acordo com John K. Thornton, os europeus geralmente compravam escravos de guerra. Em outros casos, pessoas eram sequestradas e transformadas em escravas.
No Brasil, a substituição da mão de obra indígena pela africana teve início em 1570. Os portugueses traziam mulheres e homens de suas colônias africanas para trabalharem como escravos nos engenhos de açúcar. Os mais saudáveis, aptos ao trabalho pesado, valiam mais que os idosos e os debilitados.
O transporte da África para o Brasil acontecia em navios negreiros, onde as “cargas” eram transportadas amontoadas, em condições desumanas e os mortos eram jogados ao mar. Ao chegarem, trabalhavam exaustivamente e a única recompensa era um prato de comida e moradia na senzala, onde ficavam acorrentados.
Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, a Inglaterra foi a primeira nação a desenvolver medidas para o fim da escravidão em 1807. Mas antes disso, a Dinamarca foi o primeiro país a proibir o comércio de escravos em 1803. O Brasil foi o último país a proibir o comércio em 1831.