por que o conhecimento é um problema filosófico
Soluções para a tarefa
A filosofia, no seu início na Grécia antiga, buscou se preocupar com a questão cosmológica, ou seja, os filósofos se perguntavam pelo princípio que deu origem a todas as coisas. As respostas encontradas por eles eram diversas, uns afirmavam ser a água, outro o fogo.
Com o surgimento dos sofistas, a questão mudou de foco, eles criticaram os primeiros filósofos, porque antes de perguntarem pelas condições de possibilidade do conhecimento humano, procuravam pelo princípio de tudo.
De lá para cá, o conhecimento se tornou um problema filosófico. Há conhecimento verdadeiro e indubitável ou, ao contrário, o homem não consegue conhecer a realidade assim como ela é em sua essência? Qual a origem do conhecimento? O que é verdade? Que relação existe entre sujeito e objeto?
Nosso trabalho aqui é levantar essas questões filosóficas e que diz respeito ao processo do próprio conhecimento porque a filosofia é o único saber que se questiona sobre o seu próprio saber e os demais saberes como o artístico, o religioso, o mitológico, o do senso comum e, até o científico.
Postado por PROFESSOR EVANDO às 05:50