Por que o centro da cidade de São Paulo era um “nó de ferrovias”? E a cidade era a “metrópole do café”? *
A) O centro da cidade de São Paulo era um “nó de ferrovias” porque todas as grandes ferrovias que davam acesso ao Brasil central passavam por lá. E era considerada a “metrópole do café” porque São Paulo era o maior produtor de café daquela época. Na verdade ainda hoje SP continua sendo o maior produtor de café do Brasil.
B) O centro da cidade de São Paulo era um “nó de ferrovias” porque havia muitas ferrovias que passavam por seu território. E considerada a “metrópole do café” porque São Paulo era o maior exportador de café, porém não o produzia, apenas compra de outros estados brasileiros.
pfv me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeem tenho q entregar hojeeee
Soluções para a tarefa
Resposta:As grandes ferrovias da Região Sudeste foram construídas para transportar a produção cafeeira das fazendas até o Porto De Santos,todas as linhas se encontravam na cidade de São Paulo
Explicação: Espero ter ajudado ❤️
A questão está incompleta, anexo está uma questão semelhante.
O centro de São Paulo era um “nó de ferrovias” porque a prática da cafeicultura trouxe muitas riquezas para o estado, o que fez com que houvesse investimentos em construções de infraestrutura para o escoamento do café através da construção de várias ferrovias.
A cidade se tornou a metrópole do café porque o café se desenvolveu principalmente em São Paulo, na região do oeste paulista. O café trouxe para a cidade um status de grande importância econômica devido à concentração industrial, populacional e dos serviços bancários e comerciais da cidade.
Desta maneira o café tornou São Paulo na época, o principal centro econômico do Brasil, através de um produto de exportação que era extremamente apreciado no mercado internacional, o qual o Brasil se tornou referência em produção.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/38225975