História, perguntado por dinastia616MR, 5 meses atrás

Por que o caso do Haiti foi tão marcante para o contexto das independências das colônias americanas? Por quais razões a experiência de independência do Haiti passou a ser temida em territórios vizinhos ao país?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquelineribeiro2005
3

Resposta:

A independência do Haiti foi proclamada em 1.º de janeiro de 1804. O Haiti foi a primeira nação independente do Caribe, a primeira república negra do mundo e o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão.

Respondido por Guimasf
3

A Independência do Haiti foi resultado de um levante de escravos na região, que se rebelaram contra os seus dominadores.

Essa experiência foi temida pela elite escravocrata branca nos territórios vizinhos. Havia medo de que a revolta de escravos se espalhasse para os demais territórios.

Independência do Haiti

A independência teve como líderes Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines. Também chamada de Revolução Haitiana, ocorreu na colônia de São Domingos a partir de 1789.

O movimento foi influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e do Iluminismo, que chegaram à colônia por meio dos membros jovens das elites. Também ocorria o contrabando de livros de autores iluministas.

Os primeiros levantes ocorreram em 1789, e em 1791 os revoltosos passaram a ser liderados por Louverture. Em 1803, derrotaram os franceses e escreveram a Carta de Independência.

O Haiti promoveu a abolição da escravidão e a saída do comércio internacional do açúcar. O país focou na agricultura de subsistência.

Foram impostos embargos comerciais à ilha, por parte das grandes potências, como meio de enfraquecer o país e impedir que o movimento se espalhasse.

Leia mais sobre o Liberalismo, um dos princípios iluministas: https://brainly.com.br/tarefa/10428195

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes