Por que o capitalismo é intrinsecamente perverso e desumano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A essência do capitalismo é o capital, dinheiro. Quem tem capital ganha mais por ter capital. O dinheiro e lucro é o objetivo “sagrado” que justifica os meios. Isto resulta numa especulação e exploração dos recursos naturais e humanos (trabalhadores) sem limites, causando enormes injustiças econômicas e sociais.
o capitalismo, como de fato, qualquer outro sistema de concentração de poder, desperta e fomenta em todos nós as seguintes características de personalidade: alienação, competitividade, egoísmo, ganância, inveja, machismo e resignação. Além disto, o capitalismo fomenta especialmente nos indivíduos mais ricos a sensação de isolamento, mania de grandeza, cinismo e paranóia.
Por outro lado, a sociedade provoca e alimenta em nós sentimentos crônicos de inferioridade, insegurança, medo, humilhação, indignação, revolta, raiva, culpa, impotência… Mas a sociedade cultiva a sensação que justo estes sentimentos são sintomas de desequilíbrio e fraqueza, levando as pessoas a entender que não deveriam sentir assim.
Portanto, a sociedade causa sentimentos negativos e ao mesmo tempo os torna proibitivos. O sistema de poder é uma armadilha. Esta contradição interna, de não poder sentir o que está sentindo, forma um breque abafando nossa coragem, iniciativa, criatividade e força para podermos reagir, nos unir e organizar contra injustiças e desenvolver uma sociedade justa, igualitária e solidária.
Esta estrutura fomenta em nós justo aquilo que há de mais perverso resultando em doenças psíquicas e físicas, machismo, dependência de drogas e outros, exclusão social, criminalidade, extremismo religioso, terrorismo e guerras. Nos séculos XV – XVII os países europeus colonizaram e escravizaram praticamente todos os outros continentes com armas, crueldade e genocídios. Hoje a colonização é mais sutil através das empresas multinacionais.
Explicação:
da melhor resposta pvfr, pelo menos avalia.....