Biologia, perguntado por pamelageovana2008, 7 meses atrás

por que o cachorro-do-mato não é agrupado no mesmo género da Raposa-do-mato e no graxaim-do-mato?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Samy2010
1

Resposta:

Cachorros, lobos, raposas, em comum, uma família: a dos canídeos, um conjunto de mamíferos carnívoros que surgiu há 15 mil anos e se espalhou pelo mundo. O formato do corpo, os hábitos carnívoros e até a possibilidade de se reproduzirem entre si podem chamar atenção para as semelhanças, mas fique atento porque eles são bem diferentes.

Enquanto mais de 400 raças de cães domésticos dominaram todos os continentes, cerca de 35 espécies silvestres habitam quase todas essas localidades, exceto Antártida e Austrália. No Brasil, cachorros-do-mato, raposas-do-campo e lobos-guará se destacam. Enquanto o lobo é mais famoso e distinto, os outros dois geram confusão.

Os cachorros-do-mato se dividem em duas espécies: o de apelido padrão e distribuição abundante recebe o nome científico de Cerdocyon thous e o chamado “de-orelha-curta”, restrito às regiões amazônicas, é o Atelocynus microtis. Ambos possuem pelagem preta e cinza arruivada.

 

Já a raposa brasileira (Lycalopex vetulus) apresenta a pelagem mais castanha, com uma mancha negra na base da cauda e se mantém restrita ao Cerrado, já que é uma espécie exclusiva dessa região. A distribuição variada do cachorro-do-mato faz com que possa até ser encontrado em áreas urbanas do país, enquanto as moradoras do planalto central brasileiro sejam buscadas por pesquisadores em expedições, dada a restrita ocorrência no bioma.

Se restringindo ao cachorro-do-mato mais popular e abundante, outra diferença bem evidente está nas patas. Enquanto ele conserva sua coloração escura nos membros, a raposa carrega tonalidades claras, se aproximando do branco. O tamanho, porém, é o ponto de maior distinção entre esses dois canídeos: o cachorro-do-mato é quase duas vezes mais robusto que as raposas-do-campo, pesando até 10 kg enquanto elas se aproximam apenas dos 4kg.

O formato da cabeça e focinho, em relação ao corpo, também é uma maneira de identificar as diferenças entre os dois. Ele se apresenta com a face sempre maior e mais robusta que a parente do Cerrado.

Explicação:

Perguntas interessantes