- Por que o Brasil se tornou importante nas discussões ambientais relacionadas ao ambiente amazônico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
pois possuir a maior região de mata do mundo
Existem diversos motivos para o Brasil estar no centro das discursões ambientais relacionadas a Amazônia:
Discursões ambientais sobre a Amazônia
A floresta Amazônica possui uma extensão de 7 milhões de quilômetros quadrados, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados de floresta tropical.
Em apenas 1 km² podem ser encontradas centenas de espécies de árvores, enquanto nas mesmas dimensões das florestas temperadas as espécies de árvores dificilmente são encontradas mais de uma dezena de espécies.
Uma das maiores discussões sobre a floresta é sobre o desmatamento, pois alguns países acusam o Brasil de estar destruindo a vegetação amazônica para plantar soja. Entretanto, esta informação está incorreta, pois a produção de soja brasileira é principalmente feita na vegetação do cerrado, em que produtores rurais melhoraram as técnicas agrícolas e transformaram um ambiente agrário que era inóspito, com ajuda da Embrapa.
O Brasil hoje alimenta mais de 12% da população do planeta, com possibilidades tecnológicas de crescer ainda mais. O produto brasileiro possui grande competitividade internacional, dificultando a competição para americanos e franceses.
Existe uma grande pressão em diversos países para a manutenção de subsídios agrícolas, já que possuem pouca competitividade comercial. Assim, algumas pressões também ocorrem em cima do Brasil por conta da negociação do livre comércio com a União Europeia, que seria benéfico para produtores brasileiros.
Existe também a controvérsia que agricultores brasileiros incendiam a floresta. Entretanto, deve-se separar produtores rurais de criminosos, pois a maioria cumprem as regras ambientais brasileiras, consideradas as mais severas do mundo. Elas incluem, diferentemente da maioria dos países, que uma parte que deve ser preservada em todas as áreas rurais do Brasil.
As queimadas na Amazônia são outro tema controverso, pois as comparações em diversos dados são confusos e conflituosos. Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nas comparações entre os anos anteriores, as queimadas reduziram. Abaixo estão alguns dados do relatório do primeiro semestre de 2021 do órgão.
Outra questão que alguns países desenvolvidos debatem é quanto a soberania nacional brasileira, pois alguns países debatem que a Amazônia deveria ser um terreno internacional, não apenas um território do país. Sendo um ambiente dos mais ricos em diversidade, diversos países possuem o interesse em realizar pesquisas.
Ademais, existe a discussão sobre financiamento de ONGs (Organizações Não-Governamentais) pelo Estado brasileiro. Algumas ONGs dizem que isto é nocivo para o meio ambiente, pois o Estado não consegue preservar sozinho. Já o governo brasileiro alega que algumas ONGs (as que recebiam verba federal) não cumpriam suas funções e não explicavam a utilização dos recursos públicos.
A preservação de povos indígenas da área amazônica também passa por debates internacionais, pois sua preservação cultural é considerada importante. É um debate sensível, pois algumas comunidades indígenas possuem características culturais muito severas aos ocidentais, como o "descarte" de crianças deficientes.
Para mais informações sobre as vegetações da Amazônia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51166122