Geografia, perguntado por KeijittoTopper, 1 ano atrás

Por que o Brasil importa produtos têxteis e roupas sendo que ele também os produz?

Soluções para a tarefa

Respondido por gimeloxavier
1
Os produtos adquiridos na Ásia, mesmo com aumento de preço, ainda são de 30% a 50% mais baratos do que os similares produzidos no Brasil. Segundo Kuhn, alguns nem são produzidos no Brasil por falta de expertise, de matéria-prima ou porque ninguém se aventura a produzir diante da atual situação cambial.

Em algumas empresas brasileiras, a questão de produção na Ásia virou uma rotina. "Sempre que a empresa lança algum produto novo, é automático mandar a equipe cotar preços na Ásia. Recentemente, cotamos até saco plástico, mas não era mais barato. Tudo estamos vendo se tem mais barato por lá", afirma Gilmar Sprung, presidente da Cativa, indústria de vestuário, de Pomerode (SC).

A Cativa começou a importação da Ásia em 2004. Trazia da China insumos como pedra de strass, botões, zíperes e cadarços. Ao longo do tempo incrementou a rede de fornecedores e também chegou à Indonésia, de onde passou a trazer fios mistos de poliéster e viscose ou só viscose. Somados aos fios e aos aviamentos, a empresa resolveu recentemente trazer a produção pronta de Bangladesh, Paquistão e também da China. Hoje, a produção de confeccionados já acabados na Ásia pela Cativa representa cerca de 5% da produção e Sprung pretende incrementar essa relação para 20% do faturamento até 2010. Os produtos são basicamente vendidos em sua totalidade no mercado nacional, onde a Cativa mantém 95% do seu faturamento.

A estratégia de aprofundar as relações comerciais com a Ásia envolvem não só o setor de vestuário, os mais afetados no mercado interno pela competição de preços com os importados. Ela avança entre as empresas de cama, mesa e banho.
Perguntas interessantes