Geografia, perguntado por talu83, 1 ano atrás

Por que o Brasil é considerado um país emergente e subdesenvolvido?

Soluções para a tarefa

Respondido por NicoleBayonet
15

Para responder a essa pergunta, é preciso primeiramente entender o que são os países emergentes, que também são chamado de países em desenvolvimento. Trata-se de um grupo intermediário que apresenta níveis medianos de desenvolvimento humano (embora alguns emergentes percam nesse quesito para países subdesenvolvidos), um relativo crescimento econômico e, principalmente, a capacidade para se tornarem grandes potências mundiais a médio e longo prazo.

Embora apresentem, em geral, economias industrializadas e um crescimento acentuado do setor terciário, enquanto muitos países periféricos são predominantemente agrários, é impossível adotar um conceito ou característica geral que englobe os países emergentes, tampouco é possível separar, com critérios específicos, os países emergentes das demais economias periféricas, principalmente em tempos de crises globais ou conjunturais.

Portanto, a ideia de país emergente é mais uma inserção dentro dos países subdesenvolvidos do que a designação de um grupo economicamente à parte. Afinal, trata-se, de todo modo, de economias muito dependentes e, mesmo industrializadas, altamente voltadas para a exportação de matérias-primas e produtos de baixo avanço tecnológico. Até aqueles mais fortemente avançados tecnologicamente (a exemplo da China e do México) fazem-no pela abertura de suas economias à entrada de empresas multinacionais estrangeiras, quase todas pertencentes aos países centrais.

A economia do Brasil, por sua vez, apresenta todas essas características gerais que costumam predominar nos países emergentes: industrialização (mesmo que tardia), abertura econômica, grande entrada de empresas estrangeiras multinacionais, forte crescimento do setor terciário, condições medianas de desenvolvimento econômico e humano, entre outras.

Portanto, o correto não é dizer ou questionar se o nosso país é subdesenvolvido ou emergente, mas sim afirmar que o Brasil é subdesenvolvido e emergente. Afinal, o cenário brasileiro apresentou, de fato, evoluções econômicas e sociais em relação a algumas décadas, mas não se livrou de várias condições socioespaciais e historicamente constituídas que o levaram ao subdesenvolvimento, tais como: a concentração de renda elevada, o limitado desenvolvimento humano, a baixa qualidade em termos de educação e saúde, as limitações de infraestrutura, entre muitas outras.
Perguntas interessantes