Por que o Brasil Colonial foi inicialmente dividido em capitanias hereditárias? Qual era o objetivo do governo português com essa forma de administração?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
O Brasil foi dividido em capitanias hereditárias devido a Inglaterra e Holanda não respeitarem a Tratado de Tordesilhas, e assim contrabandear Pau-Brasil. Devido a isso e o medo de perder território a saída foi colonizar e a capitania foi o sistema de administração.
O objetivo era melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delega a exploração e a colonização aos interesses privados, principalmente por falta de recursos de Portugal em manter a sua colônia de além mar.
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
- Os franceses representavam uma ameaça aos portugueses, pois invadiam as “terras portuguesas” (segundo o Tratado de Tordesilhas) e negociavam com os indígenas.
- Com isso, o rei português D. João III percebeu que era necessário aumentar os esforços para garantir os interesses de Portugal na América.
- A solução encontrada foi a seguinte: Portugal dividiria os territórios da América Portuguesa e os entregaria a pessoas interessadas em investir no desenvolvimento dessa região. Todo o trabalho de investimento da colônia foi repassado para terceiros.
- A Coroa dividiu seu território na América em 15 lotes de terra correspondentes a 14 capitanias e as entregou para os chamados capitães donatários. Esse sistema foi oficialmente implantado a partir de 1534.
Anexos:
silvia22443:
obrigada gostei pois a resposta está bem completa
Perguntas interessantes