Por que o barroco brasileiro não espelhava os moldes acadêmicos europeus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nesse trabalho mostraremos um pouco da história do BARROCO na EUROPA e no BRASIL falando tudo sobre ele, o que é, quando começou, e quem instituiu o BARROCO na EUROPA e no BRASIL.
Origem do Barroco na Europa
O estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVII. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Portugal e Espanha tinham um único rei. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da península ibérica. Surge, então, o mito do SEBASTIANISMO, crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na batalha de alcácer-quibir, na África e voltaria em breve para retomar o trono português.
Além disso, nessa época, Portugal atravessava uma série de crises econômicas. O comércio com as especiarias orientais decaiu e a economia portuguesa declinava, uma vez que os lusos ainda não contavam com as riquezas das colônias conquistadas.
O barroco toma denominação diferentes, que variam de uma região para outra da Europa: Gongorismo, Marinismo, Precionismo e etc…
Gongorismo: estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras.
Marinismo: de influência do poeta italiano Giambattista Marini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
Preciosismo: como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.
Eufuismo: estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao preciosismo francês. Recebeu esse nome em consequência da novela de John Lyly: EUPHUES.
Explicação:
Espero ter ajudado
bons estudos ^_^