Por que nos termómetros são usados substâncias como o mercúrio ou o álcool?
Soluções para a tarefa
Álcool, o qual é utilizado como um líquido termométrico, apresenta as seguintes propriedades características:
1. O álcool tem um ponto de solidificação muito baixo de cerca de −112oC e por isso é apropriado para ser usado em termômetros que registram temperaturas muito baixas.
2. O álcool tem um baixo ponto de ebulição de aproximadamente 78oC e portanto não pode ser utilizado para medir altas temperaturas.
3. O álcool pode ser tingido (ao se adicionar corante, normalmente vermelho) e então ele pode ser visto claramente através do vidro.
4. O álcool se expande mais que o mercúrio.
5. O álcool é de baixo custo.
6. O álcool molha o vidro.
7. O álcool não é um bom condutor de calor.
Mercúrio, o qual é utilizado como um líquido termométrico, apresenta as seguintes propriedades características:
1. O mercúrio tem um alto ponto de ebulição em torno de 357oC e portanto pode ser usado para medir temperaturas tão altas como 357oC.
2. O mercúrio tem um ponto de solidificação de aproximadamente −39oC e portanto é apropriado para o uso em termômetros para registrar baixas temperaturas (embora não muito baixas).
3. O mercúrio é opaco e possui uma cor prateada brilhante naturalmente, fazendo com que seja claramente visível no tubo capilar de um termômetro.
4. O mercúrio precisa de muito pouco calor para se expandir e então pode facilmente medir a temperatura de um corpo sem causar queda na temperatura do corpo.
5. O mercúrio não adere às paredes do tubo capilar de vidro de um termômetro. Portanto, permite uma medição de temperatura mais precisa.
6. O mercúrio é um bom condutor de calor.
7. O mercúrio é relativamente caro.