Por que nem todas as células tem a mesma quantidade ou os mesmos tipos de organelas celulares?
Soluções para a tarefa
As células são estruturas microscópicas que servem de base para a formação e funcionamento de todos os seres vivos ao compô-los e executar as funções básicas.
- Podemos dizer que nem todas as células possuem as mesmas quantidades ou os mesmos tipos de organelas porque cada célula é adaptada para realizar melhor suas funções, e a quantidade/tipo de organelas presentes é baseado na função que essa célula executa.
Divisão de tarefas
Conforme explicado antes, todos os seres vivos são feitos de células - pode ser uma só (como é o caso das bactérias) ou de várias delas (como é o caso dos animais e plantas).
Nos seres vivos compostos por várias células (multicelulares) observamos que as células assumem formas e funções diferentes. Por exemplo, teremos células que vão se especializar em formar a pele, outras que vão formar o coração, outras que vão produzir hormônios etc.
Para tornar o processo mais eficiente, cada célula vai se desenvolver e assumir uma forma específica para conseguir executar a função que recebeu da melhor forma possível - a célula que compõe o coração é diferente da célula do sistema nervoso porque elas tem funções diferentes.
Organelas
As organelas funcionam como "pequenos órgãos" que ficam dentro da célula e trabalham, cada uma numa função diferente, para manter a célula funcionando. Por exemplo, os ribossomos são especializados em produzir proteínas, enquanto as mitocôndrias são especialistas em produzir energia.
Trabalhando em conjunto
Se cada organela faz uma função diferente, e cada célula se desenvolve para se tornar o mais eficiente possível na sua função, as células vão usar tipos e quantidades diferentes de organelas pensando em suprir as suas funções.
Por exemplo, um neurônio é uma célula que consome muita energia, e por isso ele apresenta uma quantidade de mitocôndrias muito maior que as outras células.
Outro exemplo seriam os hepatócitos, que por seres especializados em trabalhar com substâncias gordurosas e fazer a desintoxicação do organismo, apresentam o retículo endoplasmático liso bem mais desenvolvido que as outras células do corpo.
Resumindo
Cada célula mantém diferentes tipos e diferentes quantidades de organelas de acordo com as suas necessidades.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/3211636
Bons estudos!
Porque o metabolismo dos organismos é complexo, sendo assim existem tipos diferentes de células, com diferentes funções.
- Células:
As células são um dispositivo eletroquímico que produz energia elétrica a partir de reações químicas.
Todos os organismos vivos são compostos de unidades estruturais e funcionais básicas chamadas células. A maioria das células são basicamente semelhantes, elas contêm protoplasma possuindo núcleo e membrana celular fina que pode ou não ter parede celular. Eles mostram composição química e atividades metabólicas semelhantes.
A atividade do organismo vivo representa a soma das atividades e interação das células.
Todas as novas células se desenvolvem a partir de células pré - existentes por divisão celular.
+ Conhecimento sobre células:
https://brainly.com.br/tarefa/4547159
https://brainly.com.br/tarefa/20536804