Geografia, perguntado por Hiuquih, 8 meses atrás

Por que nas regiões polares (maior latitude) as temperaturas são menores do que as regiões equatoriais (menor latitude)?

Soluções para a tarefa

Respondido por florisabella1207
1

Resposta:

Explicação:

O clima é um fenômeno altamente variável e muito sensível a qualquer alteração de ambiente, local e constituição física dos lugares. Por esse motivo, é muito importante entender todos os fatores que o influenciam a fim de melhor analisar a dinâmica que orienta as variações climáticas e meteorológicas. Sendo assim, um relevante estudo encontra-se em analisar a relação entre latitude e clima.

Por definição, as latitudes são as linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal, ou seja, no sentido leste-oeste. A faixa latitudinal mais conhecida é a Linha do Equador, responsável por dividir a Terra nos hemisférios norte e sul. Essa linha marca a latitude 0º, que aumenta o seu valor para as linhas imaginárias ao longo do hemisfério norte até 90º e diminui para -90º no hemisfério sul.

Em resumo, podemos dizer que a relação entre latitude e clima estabelece-se da seguinte forma: quanto menores as latitudes – ou, melhor, quanto mais próximas elas forem de zero –, maiores tendem a ser as temperaturas. Em outras palavras, quanto mais próximos estivermos da linha equatorial, mais quentes serão as temperaturas, exceto quando outros fatores climáticos (como a altitude) preponderarem sobre uma determinada área.

Por que as temperaturas variam com a latitude?

Por causa do formato esférico da Terra e do grau de inclinação dos raios solares. As faixas equatoriais recebem mais diretamente os raios solares, que incidem com maior intensidade e geram mais calor sobre o ambiente. Já nos ambientes temperado e polares, os raios solares incidem de forma mais inclinada e, portanto, com menor intensidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Perguntas interessantes